O que é IIPC? é a definição do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, fundado em 16 de janeiro de 1988, no Rio de Janeiro, é a Instituição Conscienciocêntrica pioneira, de natureza científica, dedicada ao estudo, à pesquisa, ao ensino, à expansão e à divulgação, de maneira técnica e parapsíquica, das experiências fora do corpo, das bioenergias, dos fenômenos projeciológicos, da autoconsciência e do desenvolvimento pessoal evolutivo.
- IC da Projeciologia.
- Instituto Projeciológico Multidimensional.
- Organização Conscienciocêntrica de Projeciologia.
- Centro de Pesquisa da Projeção Consciente.
- Instituto de Autoconsciência Multidimensional.

Neologia. A sigla IIPC e as 3 expressões compostas embrião do IIPC, juventude do IIPC e maturidade do IIPC são neologismos técnicos da Projeciologia.
Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – IIPC: pioneirismo projetivo.
Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Pesquisologia Projeciológica Interassistencial, aglutinadora de intermissivistas.
Coloquiologia. Eis duas expressões coloquiais identificadoras do IIPC: a nave mãe da Conscienciologia; a incubadora de ICs.
Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
- “Projetor. O projetor consciente é o violador das dimensões existenciais”.
- “Projetora. O maior feito da conscin, quando projetora autoconsciente, é manter funcionando satisfatoriamente a autofiex”.
Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da projeção lúcida; o holopensene institucional do desenvolvimento parapsíquico; o holopensene intermissivo; o holopensene retrocognitivo da recuperação de cons; o holopensene autopesquisístico; o holopensene empreendedor; o holopensene pacifismológico; o materpensene da projeção consciente; o holopensene grupal da expansão da Conscienciologia; os ortopensenes; a ortopensenidade no voluntariado conscienciológico.
Fatologia: o IIPC; as primeiras reuniões no Centro da Consciência Contínua (CCC), em 1981; a fundação do Instituto Internacional de Projeciologia (IIP), em 1988; as duas unidades simultâneas do IIPC, Rio de Janeiro e São Paulo, as maiores cidades do país; a representatividade do IIPC enquanto instituição científica de pesquisas parapsíquicas; a senha para os intermissivistas; o primeiro Curso de Projeciologia (P1 a P4) regular; o primeiro Curso de Projeciologia e Conscienciologia (CPC); a reciclagem intraconsciencial oportunizada pelo curso Extensão em Projeciologia e Conscienciologia 1 (ECP1); a formação diuturna de professores em Projeciologia e Conscienciologia; o desenvolvimento docente parapedagógico; a itinerância nacional e internacional dos docentes; a Sede Mundial na rua Santo Amaro na Glória, RJ; a Sede Mundial na rua Visconde de Pirajá em Ipanema, RJ; a Sede Mundial no shopping Downtown na Barra da Tijuca, RJ; a aquisição do Campus de Pesquisa em Saquarema, RJ; a mudança da Sede para Foz do Iguaçu, PR; o Discernimentum em Foz do Iguaçu; os Centros Educacionais de Autopesquisa (CEAs) do Brasil e de Buenos Aires; o pioneirismo em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA; o título de Utilidade Pública Federal, desde 1998; a primeira editora da Conscienciologia, a Editora IIPC; o primeiro jornal da Conscienciologia, Boletim de Informações da Projeciologia (BIPRO); o 1o Congresso Internacional de Projeciologia (CIPRO), em junho de 1990, no Rio de Janeiro; a exportadora de voluntários para as demais ICs; a constituição e continuidade da Escola de Projeção Lúcida (EPL); a regularidade do Encontro Internacional de Voluntários; o pioneirismo na administração conscienciológica; o aprendizado no trato com o dinheiro para sustentabilidade institucional; o empenho na atualização constante das formas para divulgação; o desafio de não banalização das verpons; a revista Homo projector; as Qualificações Docentes dos voluntários; as Dinâmicas Parapsíquicas Supervisionadas nos CEAs; o programa Amparadores do Campus; o desafio da institucionalização das melhores práticas aprendidas ao longo das 3 décadas.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático nas atividades do IIPC; as parapercepções em sala de aula; a preceptoria da equipex no aprendizado docente; o aprendizado parapsíquico da administração conscienciológica; o amparo extrafísico de função do voluntário; o posicionamento multidimensional, divisor de águas, do curso ECP1; a qualificação da paraperceptibilidade assistencial propiciada pelo Programa de Desenvolvimento Parapsíquico (PDP) e Programa de Desenvolvimento Parapsíquico Avançado (PDPA); o curso pró-desperticidade Extensão em Projeciologia e Conscienciologia 2 (ECP2) chancelando o posicionamento multidimensional; o trabalho equipin-equipex no curso pioneiro ECP2, base para os demais cursos de campo da CCCI; o curso Extensão em Projeciologia e Conscienciologia 3 (ECP3) alavancando neoprojetos conscienciológicos; o campo energético autopacificador do Pacificarium.
Detalhismo do que é IIPC
Sinergismologia: o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o sinergismo projetor consciente–docente da Conscienciologia; o sinergismo autolucidez parapsíquica–inteligência evolutiva (IE).
Principiologia: o princípio da descrença (PD) presente em todas as salas de aula e eventos do IIPC; o princípio da grupalidade evolutiva dos voluntários da Conscienciologia; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) na teática dos docentes; o princípio parapedagógico de quem aprende deve ensinar.
Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC) reeducando o voluntário; o código pessoal de Cosmoética (CPC) burilado pela vivência grupal do voluntariado.
Teoriologia: a teoria dos Serenões; a teoria da reurbex; a teoria do corpo objetivo; a teoria dos Cursos Intermissivos (CI); a teoria do vínculo consciencial; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da interassistência libertária; a teoria do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
Tecnologia: as técnicas de projeção consciente; a técnica do aprender ensinando, base da docência conscienciológica; a técnica do epicentrismo através da itinerância conscienciológica; a técnica de mobilizar as energias conscienciais (ECs) dos professores do curso para viabilizá-lo; a técnica do exemplarismo; a técnica da chapa quente; a técnica do desassédio pela escrita gesconológica.
Voluntariologia: o voluntariado pioneiro das ICs; a grande rede de voluntários atuando em equipe.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Conviviologia; os laboratórios conscienciológicos da Paraeducação e da Cosmoconsciência, no Campus em Saquarema; o laboratório conscienciológico Pacificarium, o 1o laboratório grupal da paz do Planeta.
Colegiologia: o Colégio Invisível da Projeciologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Pacifismologia.
Efeitologia: o efeito halo da docência tarística; os efeitos imediatos e mediatos das aulas de Projeciologia e Conscienciologia; o efeito evolutivo dos fenômenos projetivos.
Neossinapsologia: as neossinapses crescentes do autopesquisador; as neossinapses do aluno fechando lacunas multiexistenciais; as neossinapses da informação de ponta chanceladas pela vivência multidimensional; as neossinapses fomentadas pela parapedagogia no docente de Conscienciologia; as neossinapses do voluntário ao perceber o maximecanismo multidimensional; as neossinapses do docente de Conscienciologia no aprendizado da interassistência multidimensional; as neossinapses do aprendizado parapsíquico ao abrir mão do controle.
Ciclologia: o ciclo aprofundamento–expansão das ideias–novas possibilidades; o ciclo expansão geográfica–cidade atendida–Núcleos de Extensão (NE)–CEA; o ciclo aluno-voluntário-docente.
Enumerologia: o acolhimento ao visitante; o acolhimento ao aluno; o acolhimento ao intermissivista; o acolhimento ao parapsíquico; o acolhimento ao voluntário; o acolhimento ao candidato à docência; o acolhimento ao docente.
Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio voluntário-autopesquisador; o binômio voluntário–docente de Conscienciologia; o binômio lucidez-responsabilidade; o binômio aquisição-retribuição; o binômio empenho grupal–saldo evolutivo.
Interaciologia: a interação maior lucidez–maior tranquilidade; a interação CEA-Socin; a interação aula de Projeciologia e Conscienciologia–recuperação de cons; a interação vontade férrea–projeção lúcida.
Crescendologia: o crescendo Cidade Atendida–Núcleo de Extensão–Centro Educacional de Autopesquisa; o crescendo aluno jejuno–voluntário–docente–coordenador de área–coordenador de CEA; o crescendo buscador borboleta–aluno–voluntário.
Paradoxologia: o paradoxo “pés cravados na rocha e mentalsoma no Cosmos”; o paradoxo de as ideias libertárias poderem gerar reações antagônicas; o paradoxo de o incômodo pessoal ser oportunidade de autodescoberta; o paradoxo do docente veterano ausente da sala de aula; o paradoxo de poucos fazerem muito.
Politicologia: a política institucional de incremento do parapsiquismo evolutivo; a política de convívio sadio e de respeito mútuo com a Socin; a política de convívio fraterno com a CCCI; a prática da meritocracia multidimensional; a projeciocracia.
Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei da Cosmoética.
Filiologia: a projeciofilia.
Fobiologia: a projeciofobia.
Sindromologia: a síndrome da conscin eletronótica; a síndrome da interiorose; a síndrome do estrangeiro (SEST); a síndrome da religiosidade; a síndrome da Maria vai com as outras; a síndrome da superficialidade.
Maniologia: a mania da terceirização; a mania de pensar pequeno; a mania de ser miserê.
Mitologia: o mito de a inocência ser virtude; o mito de a ignorância ser vantagem; o mito de a religiosidade ser o único meio; o mito de a gurulatria ser o caminho; o mito de as drogas alucinógenas serem atalho; o mito da infalibilidade; o mito da evolução pessoal sem autesforço; o mito da inexistência de conflitos no voluntariado.
Interdisciplinologia: a Projeciologia; a Pacifismologia; a Experimentologia; a Empreendedorismologia; a Autopesquisologia; a Energossomatologia; a Cosmoeticologia; a Conviviologia; a Evoluciologia; a Interassistenciologia; a Pré-Intermissiologia.
Perfilologia
Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Argumentologia
Exemplologia: embrião do IIPC = o Centro da Consciência Contínua; juventude do IIPC = o IIP reunindo intermissivistas dedicados à ampliação e consolidação da tares e das pesquisas conscienciológicas; maturidade do IIPC = a Instituição após 3 décadas de atividades conscienciológicas ininterruptas.
Culturologia: a cultura da Projeciologia; a cultura da Autopesquisologia; a cultura da Parapedagogia; a cultura do Empreendedorismo Conscienciológico; a cultura da Pacifismologia; a cultura do voluntariado; a cultura do parapsiquismo interassistencial; a cultura da convivialidade sadia no voluntariado.
Historiologia. Sob a ótica da Cronologia, eis 6 eventos marcantes para a história do IIPC:
- 1981. Publicação do livro Projeções da Consciência, por Waldo Vieira (1932–2015) e proposta da Ciência Projeciologia.
- 1986. Publicação do tratado Projeciologia, por Waldo Vieira, consubstanciando a Ciência.
- 1988. Fundação do IIP.
- 1994. Publicação do tratado 700 Experimentos da Conscienciologia, por Waldo Vieira, com as bases da Ciência Conscienciologia.
- 2004. Mudança da sede do IIPC do Rio de Janeiro para Foz do Iguaçu.
- 2007 a 2008. Descentralização administrativo-financeira em mais de dezena de CEAs no Brasil e no Exterior.
Projeciologia. O lançamento do tratado Projeciologia, dando destaque à experiência fora do corpo (EFC), trouxe informações impactantes quanto à vivência do megafenômeno parapsíquico livre de ranços religiosos e místicos. As técnicas sem “intermediários” propostas, a partir da vontade, conferem autonomia à pessoa. O livro é o preâmbulo para a introdução da Conscienciologia, a Ciência das Ciências, megassenha para os intermissivistas.
Recuperação de cons. O propósito maior da Projeciologia, de o aluno recordar aquilo já sabido antes de ressomar, facilita a recuperação da verdadeira essência, o status de quando era consciex. As informações de ponta da Ciência, aliada às técnicas energéticas parapsíquicas, favorecem a conexão da conscin à origem extrafísica, a paraprocedência, e a possível assunção da condição de intermissivista.
Empreendedorismologia. Para acessar os egressos dos Cursos Intermissivos, o IIPC desenvolve o know-how da itinerância tarística e a semeadura atratora dos intermissivistas. O movimento grupal cíclico do voluntariado na expansão-disseminação motiva a capilarização geográfica em CEAs e o movimento oposto da concentração-aprofundamento nos vários congressos das principais especialidades conscienciológicas, assim como nas qualificações docentes e nos encontros anuais de voluntários.
Pacifismologia. O lançamento do tratado Homo sapiens pacificus, em 2007, incentiva o megadesafio da materialização do laboratório da paz em Saquarema. Para isso, a aculturação sobre o tema paz entre os voluntários se faz necessária e, além disso, surge o desafio das gescons da paz para catalisar neossinapses. O resultado são os 2 Encontros Internacionais da Paz em Saquarema (2009 e 2015) e a concepção do laboratório grupal da paz, o Pacificarium, concluído e inaugurado em 20 de outubro de 2017. Atualmente (Ano-base: 2018), o Pacificarium é curso regular do Campus de Pesquisa do IIPC.
Taristicologia. Todos os cursos e técnicas de ensino do IIPC são parapedagógicos, visando a autoconscientização multidimensional (AM) e a recuperação de cons. Eis, a seguir, listados em categorias e na ordem funcional, as 8 principais atividades:
- Cursos de entrada: CIP, CPC, Assistenciologia e Pacifismologia.
- Cursos de imersão: os cursos pioneiros ECP1 e ECP2. O ECP1, ministrado desde janeiro de 1992, completando 26 anos em 2018, é curso divisor de águas para o aluno na assunção ao voluntariado no IIPC e, também, o posicionamento do aluno frente ao paradigma consciencial; o ECP2, ministrado desde março de 1993, completando 25 anos em 2018, tem o foco na desperticidade, na vivência da conexão mentalsoma-holochacra e no contato mais amiúde com os amparadores extrafísicos.
- Cursos de qualificação: os cursos da matriz interna, de aprimoramento do voluntariado.
- Cursos externos: os cursos da matriz externa, para o público em geral, sem pré-requisitos.
- Seminários: os Seminários de Pesquisa, fomento para as gescons.
- Pesquisa: os Grupos de Pesquisa da Consciência (GPCs) na investigação científica das especialidades.
- Cursos a distância: os cursos de Ensino a Distância (EaD) viabilizando o acesso em qualquer recanto do Planeta.
- Congressos: os Congressos Internacionais sequenciais cíclicos de Autopesquisologia, de Projeciologia (CIPRO), de Pacifismologia e de Empreendedorismologia e Administração Conscienciológica.
Pontoações. Atualmente (Ano-base: 2018), o IIPC apresenta os seguintes dados, listados na ordem funcional, no contexto da Voluntariologia:
- Voluntários (820): 439 ginossomas; 381 androssomas; 440 tenepessistas; e 523 docentes.
- CEAs (18): Belo Horizonte; Boa Vista; Brasília; Buenos Aires; Campo Grande; Caxias do Sul; Curitiba; Florianópolis; Foz do Iguaçu; Joinville; Londrina; Manaus; Porto Alegre; Rio de Janeiro; Salvador; São Paulo; Uberaba; e Vitória.
- NE (23): Aracajú; Belém; Blumenau; Canoinhas; Charqueadas; Cuiabá; Criciúma; Fraiburgo; Goiânia; Guaratinguetá; Maracaju; Mogi Guaçu; Niterói; Pelotas; Porto Velho; Ribeirão Preto; São José do Rio Preto; Santa Maria; São Mateus do Sul; São Miguel do Oeste; Tubarão; União da Vitória; Vacaria.
- Campus (1): Saquarema.
Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o IIPC, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
- Abridor de caminho;
- Agente retrocognitor;
- CEAEC;
- Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional;
- Cronologia da Projeciologia;
- Cultura de paz;
- Gestão de Instituição Conscienciocêntrica;
- Gestão participativa;
- Incubadora conscienciológica;
- Instituição Conscienciocêntrica;
- Megaempreendimento conscienciológico;
- Parapreceptoria;
- Projeciofilia;
- Reagrupamento evolutivo;
- UNICIN.
O IIPC é instituição conscienciocêntrica pioneira na tares para os egressos do curso intermissivo. há 3 décadas desenvolve e dissemina técnicas de recuperação de cons magnos
Você já voluntariou ou pensa em voluntariar em alguma IC da CCCI, a exemplo do IIPC?
Tem ideia da oportunidade autevolutiva ao desenvolver a projeção consciente e de participar, lucidamente, do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial?
Referências
- IIPC: Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia – https://iipc.org
- Tertúlia Conscienciologia 4365 – IIPC (Projeciologia)
- Banco de verbetes da Conscienciologia – https://verbetoteca.info/verbete/iipc
- Enciclopédia Digital da Conscienciologia – https://pt.conscienciopedia.org
- Livro “Projeciologia”, Waldo Vieira – https://editares.org.br/livro/projeciologia-10a-edicao/
- Enciclopédia da Conscienciologia 9ª edição, Waldo Vieira – https://editares.org.br/livro/enciclopedia-da-conscienciologia-9a-edicao/
- Enciclopédia Digital da Conscienciologia – https://pt.conscienciopedia.org/