Deepak Chopra um autor indiano naturalizado americano, orador público, medicina alternativa, advogado, e uma figura proeminente no movimento da Nova Era. Através de seus livros e vídeos, ele se tornou uma das figuras mais conhecidas e ricas da medicina alternativa.
Chopra estudou medicina na Índia antes de emigrar para os Estados Unidos em 1970, onde completou residências em medicina interna e endocrinologia.
Como médico licenciado, tornou-se diretor executivo do Centro de Medicina Mente-Corpo da Sharp HealthCare e em 1996 ele co-fundou o Chopra Center for Wellbeing.
Chopra acredita que uma pessoa pode atingir a “saúde perfeita”, uma condição “livre de doenças, que nunca sente dor” e “que não pode envelhecer ou morrer”.
Vendo o corpo humano como sendo apoiado por um “corpo mecânico quântico” composto não de matéria mas de energia e informação, ele acredita que “o envelhecimento humano é fluido e mutável; pode acelerar, desacelerar, parar por um tempo, e até mesmo reverter-se, “como determinado pelo estado mental da pessoa.
Ele afirma que suas práticas também podem tratar doenças crônicas.
Chopra integra a Ayurveda com a mecânica quântica para justificar e expandir seus ensinamentos e conhecimentos. A “cura quântica”, definido por Ele, cura qualquer tipo de doenças, incluindo câncer, através de efeitos que ele diz serem literalmente baseados nos mesmos princípios da mecânica quântica.
Consciência
Chopra fala e escreve regularmente sobre metafísica , incluindo o estudo da consciência e filosofia Vedanta.
Ele é um idealista filosófico, defendendo a primazia da consciência sobre a matéria e para a teleologia e a inteligência na natureza – essa mente, ou “consciência dinamicamente ativa”, é uma característica fundamental do universo.
Nessa visão, a consciência é tanto sujeito quanto objeto. É a consciência, ele escreve, que cria a realidade; nós não somos “máquinas físicas que de alguma forma aprenderam a pensar … [mas] pensamentos que aprenderam a criar uma máquina física”.
Ele argumenta que a evolução das espécies é a evolução da consciência buscando se expressar como múltiplos observadores; o universo experimenta-se através de nossos cérebros:
“Nós somos os olhos do universo olhando para si mesmo”.
Ele foi citado dizendo ” Charles Darwin estava errado. Consciência é a chave para a evolução e logo provaremos isso”.
Ele se opõe reducionista pensando em ciência e medicina, argumentando que podemos traçar a estrutura física do corpo até o nível molecular e ainda não ter explicação para crenças, desejos, memória e criatividade.
Em seu livro “Quantum Healing“, Chopra afirmou a conclusão de que o entrelaçamento quântico liga tudo no Universo e, portanto, deve criar consciência.
Referencia
- pt.wikipedia.org/wiki/Deepak_Chopra
- en.wikipedia.org/wiki/Deepak_Chopra
- chopra.com
- deepakchopra.com