BLOG

O Ateniense devedor

Em Atenas um devedor, notificado pelo seu credor para resgatar sua dívida, pediu primeiramente que lhe fosse concedido um prazo, alegando estar sem recursos.

Depois, como não conseguisse persuadir, levou uma porca, a única que possuía, e, na presença do credor, pô-la à venda. Um comprador apareceu e perguntou se a porca era fecunda.

O vendedor respondeu que ela era não apenas fecunda, mas fecundíssima: — de fato, durante os Mistérios’ dava à luz fêmeas, e durante as Panatenéias” paria machos.

Como o comprador se mostrasse surpreso com a resposta, o credor acrescentou:

— “E não fiques espantado, pois durante as Dionisíacas” – ela te dará também cabritos.”

Esta fábula mostra que:

…quando o seu interesse particular está em causa, certas pessoas não hesitam em prestar falso testemunho, mesmo sobre coisas impossíveis.

Referencias

https://pt.wikipedia.org/wiki/Festas_dionis%C3%ADacas

As Festas Dionisíacas eram celebrações de caráter cívico-religioso, ou seja, conciliavam aspectos da política e da identidade de Atenas, servindo como fator de agregação da sociedade ateniense. Dentro de algumas dessas festas eram realizados concursos teatrais, que envolvendo competitividade e sociabilização serviam para suavizar conflitos internos dentro da pólis.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Panateneias

As panateneias eram festas realizadas em homenagem à deusa grega Atena. Para homenagear Atena, eram realizadas as pequenas e as grandes panateneias. As primeiras eram anuais e as segundas, mais importantes, eram promovidas a cada quatro anos. Acredita-se que essas festas tinham como objetivo agradar à sábia deusa, para que ela protegesse as colheitas.

CONECTE-SE